sábado, 31 de outubro de 2009

DIA 31 DE OUTUBRO - DIA DA REFORMA PROTESTANTE 500 ANOS


Fiquei pensando hoje quase todo o dia sobre esse dia de hoje, um dia tão marcado e tâo singular, uma data incr'ivel na vida de tanta gente. Caminhando pela Suíça eu pude ver por quase por todos os lados uma abóbora nas janelas, portas, muros ou mesmo na frente da casa...Então, ontem e hoje me perguntei e perguntei a Deus porque as pessoas esquecem tão rápido de coisas importantes?.
Há três anos atrás quando eu estive aqui e também fui na Alemanha, eu tive o prazer de me sentir num dos lugares mais importantes pra um cristão...pisar na terra onde houve uma guerra literalmente pra que as pessoas soubessem mais de Deus, essa guerra levou vidas a morte, pessoas mataram e morreram pelo evangelho pra que fosse levantada a bandeira da paz foi necessário muito sofrimento. Sou grata a Deus pela vida de Ulrich Zwingli - o principal líder da reforma protestante na Suíça, Zwingli cria que a fé era a parte mais importante dos sacramentos, a Ceia do Senhor era uma "comemoração" e não uma "repetição" da Expiação, pelo que o crente pela reflexão sobre a morte de Cristo recebe bênção espiritual. Ele concebia o pecado original como uma culpa; as crianças poderiam, portanto, ser salvas por Cristo independentemente de batismo. Seu livro, Verdadeira e Falsa Religião, 1525, expressa o seu ponto de vista bíblico e cristocêntrico. Sou grata a Deus pela vida desses homens como: Huldreich Zwínglio (1484-1531), Conrad Grebel (1498-1526), Balthasar Hubmaier (1481-1528), Kasper Schwnkfeld (1498-1561), Sebastian Franck (1499-c. 1542), entre outros, Lutero e Calvino que liberam palavras de vida. Homens que se despojaram e se dedicaram a aprender mais de Deus, não mediram esforços e não se submeteram as leis dos homens, mas somente as leis de Deus.
E hoje nesse mesmo lugar em que pisa os meus pés, onde toca as minhas mãos, confesso que fico impressionada, feliz e ao mesmo tempo triste por ver que foi daqui que tanta coisa aconteceu, tantas verdades foram difundidas, tanto sofrimento e tantas vitórias...Eu sou parte dessa vítória. Que bom que eu posso voltar aqui, que bom que Deus me deu essa oportunidade pra ver e sentir de perto tudo isso. Foi daqui da Europa que muitos jovens, alguns deles ainda tão adolescentes resolveram obedecer o IDE e acreditar que pessoas nos outros continentes deveriam e gostariam de conhecer a verdade que Dues estava trazendo pra essa terra, o avivamento que por aqui pairava sufocou esse lugar, sufocou pessoas e as estrangulava-as a tal ponto que era insurportável permanecer com uma verdade, era necessário espalhá-la. E foi isso que aconteceu, o Brasil foi um dos países que foi presenteado pelas verdades do evangelho, por corações seentos e apaixonados por Deus e que só tinham um interesse: Tornar o nome do nosso Deus em verdade.
Tenho ido em algumas igrejas por aqui, na verdade eu amo entrar em igrejas seja aqui ou em qualquer lugar que eu visite eu entro em igrejas antigas, afinal elas tem tantas histórias, sejam elas de qualquer religião. Mas, em particular aqui, eu tenho feito muitas amizades com cristãos de diversas igrejas espalhadas por Zurique e olha quero quebrar aqui um paradigma que as igrejas européias são frias...tudo bem o tempo ajuda a ficarmos mais quietinhos e assim mais quentinhos, mas não é isso, esse lugar tem muitas feridas espirituais, foi muita dor, muito desgaste f'isico e moral, mas foi daqui...não esqueçamos isso, foi daqui que surgiu o avivamento, enquanto um homem lutava na Suíça, outro lutava na Alemanha, acredito que Deus estava liberando um amor sobre esse lugar, fome e justiça Dele no coração de homens espalhados por tantos lugares, havia um propósito no coração de Deus ímpar, e como me sinto feliz em saber que parte desse propósito SOU EU e você.
Eu tenho presenciado em reuniões cristãs jovens tão jovens quantos os seus pais-reformadores que aos berros e clamores gritam pela palavra avivamento, no congresso do Diante do Trono em Zurique eu vi diversas pessoas de diversas idades e pessoas suíças, alemãs indo aceitar Jesus e chorando, aquilo me calou e me comoveu, imagino como deve ter ficado ocoração de Deus. Minha oração continua sendo que Deus permita que eles vivam esse avivamento novamente, que seja devolvida a esse povo a dignidade e honra outrora esquecida e por alguns trocada.
Assim, como muitas vezes eu julquei e pensei um dia que agora era a vez do meu país, e que a velha Europa já era, tinha passado o tempo dela, Deus colocou no meu coração que não é assim que Ele vê ou pensa, Deus ama muito esse lugar, há um carinho especial por essa terra por essa data de 31 de Outubro - Um amor significativo e ímpar de dedicação, entrega e coragem muita coragem pra que o Seu Nome fosse conhecido.
Só posso dizer:
Obrigada.

By Marluci Corrêa

Um comentário:

  1. Que bênção é a Reforma Protestante aos cristãos. Fico muito feliz por encontrar seu blog, mas sei que não ao acaso!
    Estamos tão longe, mas pela internet próximas demais!!!
    Seguirei seu blog, irmã em Cristo.
    Conheça também meus blogs:
    http://noitaradaspassadas.blogspot.com

    http://emprosamentodasideias.blogspot.com/

    Paz, Juliana
    Osasco, São Paulo

    ResponderExcluir