segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ENTÃO É NATAL!...


Quando criança, recordo que haviam duas épocas que eu mais amava e mais esperava, que eram as férias escolares e a época de Natal. Então, graças a Deus que eu tive o privilégio de ter nascido no Norte do Brasil (em Belém, o mesmo nome da cidade que Jesus nasceu do outro lado do mundo em outra época), nesse tempo em Belém é tempo de chuvas e esse tempo oferece as suas vantagens e desvantagens, mas vamos falar aqui só nas vantagens, como: acordar sabendo que eu não iria mais pra escola =) eheheeh! Muito importante isso!, algumas vezes a chuva vinha pela manhã bem cedo e trazendo com ela aquele clima friozinho, bucólico, nostálgico, intimidador e recheado de preguiça; sair pela casa andando de meias, olhando pela janela e vendo a chuva cair, e anunciando..O Natal está chegando. Mais tarde, eu iria saber também a sensação de um Natal sendo anunciado pela neve, o que se mostrou bem diferente, mas causando o mesmo efeito.
Eram muitos os candidatos na minha família, mas oficialmente eu era a responsável pela organização técnica e funcional da nossa árvore de Natal ecologicamente plastificável. E todos os dias desde o primeiro dia de começar a arrumar a árvore, todos os outros dias eram dias de arrumar a árvore. Ah! sim, eu era a funcionária perfeita e quase todos os dias eu a desmontava e montava novamente, só pelo prazer de sentir aquele gostinho de Natal chegando, parecia que eu nuna estava conformada de como ela estava arrumada na sala, a verdade mesmo é que havia algo naquilo que me fascinava e me fazia feliz. Mais tarde, ao crescer na graça, estatura e conhecimento, eu viria entender o significado real pra mim. Muitas outras coisas marcaram o Natal chegando. Rabanadas!!!, é engraçado, mas até hoje tenho essa sensação, parece que as rabanadas de Natal são mais gostosas do que comê-las em outra época; andar pelas ruas enfeitadas, entrando ou saindo de lojas e observando que as pessoas não estavam só com pressa, mas estavam mais leves, mais soltas e tudo era um motivo pra dizer: "Oi, ah! Feliz Natal" Isso parecia uma injeção de ânimo nos adultos, uma massagem no ego, e para as crianças um motivo pra ganhar o tão sonhado presente.
Sabe, muitas pessoas falam mal do Natal, algumas de tão céticas que até parece que esqueceram a sensação boa que nos causou quando crianças e que ainda causa nas crianças pequenas e nas grandes também; outras pessoas de tão religiosas que esquecem que existe por trás de todos as luzes, compras nos mercados e etc, uma palavra que é motora dessa época e que muito provavelmente é o que Deus-Pai causa nas pessoas - ESPERANÇA. Sim, porque é nessa época que surge todos os planos, as novas metas, novos sonhos, novos alvos, a esperança de um mundo melhor, a esperança de uma vida melhor. E  todo ano se repete, e lá vem junto com o Natal a esperança de mãos dadas.
Algumas pessoas insistem em duas teclas nessa época que é dizer que o "bom velhinho papai Noel" existe, mora no polo norte e consegue viajar na mesma noite para deixar presente a todas as criancinhas boas do mundo. Que mentira branca mais barbuda! Eu sei que é frustrante dizer ou ouvir isso, mas eu escolho dizer. Genteee! papai Noel não existe, auauhauah! E outra tecla batida é dizer que é o aniversário do menino Jesus. Mas sabe, que essa eu até deixo passar, cronologicamente nós sabemos que não foi exatamente nesse dia, mas "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".
Mas, se existe algo que realmente poderiamos parar pra analisar é o nascimento de Jesus e a época de Natal, misturado com os presentes, sorrisos, boas palavras, recordações e a esperança. Queria aqui te motivar a ler com calma a passagem biblica desde o pronunciamento do anjo que Jesus iria nascer (Mateus 1,2 e 3), tudo é mágico, sobrenatural, romântico e impactante, a fuga dos pais, a preocupação com aquela criança, o sorriso, os presentes. A esperança estava com eles. E quando Jesus nasce, o Rei, o filho de Deus, o salvador, a pessoa que iria se tornar a mais importante das nossas vidas, certo?! Ele nasce dentro de uma situação caótica, num lugar desprezível e impróprio para um bebê nascer, um lugar aparentemente sujo, sem as mínimas condiçoes necessárias. A esperança nasceu nesse lugar.
Papai Noel não existe, mas aquela manjedoura, aquele lugar até hoje existe. Aquele lugar sujo, impróprio, inaceitável e aparentemente caótico representa o nosso coração. A questão é se iremos nos nossos dias perseguí-lo, fugir dele, rejeitá-lo ou permitir que Ele "Jesus" venha nascer dentro do nosso coração e com ele venha também a esperança.
 Outra mentira cabeluda é que tentam enganar algumas pessoas sobre a árvore de Natal e muitas estórias absurdas e macabras se conta. É mentira! Só se vê bem com os olhos, quando se olha com um coração transformado. E sim, é tempo de árvore e pelo menos para mim ela simboliza na real e me ensinou na prática que Jesus é a árvore da vida, da minha vida, do meu Natal e que todo dia eu posso arrumá-la em mim. Minha infância foi bem coordenada por Deus, e Ele me proporcionou vivenciar situações que na época por ser criança eram limitadas, mas hoje, quando recordo ai vejo o quanto foi necessário pra firmar em mim o personagem principal da minha história. É  tempo de presentes, sorrisos, e palavras que me fragilizaram a acreditar no melhor que cada pessoa tem dentro de sí; é tempo de celebrar e permitir que não somente os planos, metas e sonhos nos tragam a esperança. Mas, principalmente celebrar abrindo a porta do nosso coração mais uma vez, fazendo ou renovando votos de amor e aceitação daquele menino que nasceu e que deseja nascer novamente e sempre no nosso coração.
Ufa!!! Aaahh! Oi...Feliz Natal...tchau!

Um recado de Deus para você
         (João 5. 21-47)

Por
Marluci Corrêa

5 comentários:

  1. Feliz cumpleaños Señor Jesus!! Y tambien yo te digo bienvendio a mi vida a mi corazon y bienvenido a este mundo q t necesita!!
    En navidad tendriamos q recordar q Jesus nacio! tendiramos q estar recordando q nuestro padre celestial dio a su unico hijo para q viva en este mundo, hable la verdad y luego muera en la cruz para q nosotros podamos vivir! Que amor!!! Ese es el amor q tendriamos q buscar, es el unico amor q nos puede llenar y hacer feliz!! En este tiempo, porlomenos aqui en suiza, la gente corre para comprar regalitos para todo el mundo. Y no solo regalitos baratos!! Y tratan de hacer la gent feliz para asi tambien estar felices ellos mismos! Con candelas,luzes,regalos,musica,eventos,fiestas y cosas asi la gente busca entretenerse. Y pasarla bien, buscan de no estar solos. Pero aun asi tienen un basio en sus vidas porq todo eso no los llena. Talvez por unos momentos te hara sentir feliz pero luego ese sentir se va. Pero yo se y lo experimento cada vez mas, solo Jesus puede llenar ese basio! el te hara feliz y jamas te va fallar!! Y si el mundo nunca te hara feliz de la manera q anehlas, porq lo buscas en el mundo?! no parece ser tan lojico!! Mejor busca el amor verdadero y la paz q permanece! Asi q mejor pon tu tiempo en Jesus, querer saber mas de el, pasar tiempo con el y veras q te va ir mejor!! Y asi tu present y tu futuro estan en las manos de Dios. toma esta decicion antes del año 2011, asi empiesas el año con Jesus y le entregas tus deseos y tus sueños ahi estan bien guardados. el puede abrir puertas y nadie mas las sierra! y lo q para ti es imposibel para el es posible! Y lo q tambien es tan lindo de Jesus q hasta tu pasado podes dejar con el, olvidar tu pasado. porq con su sangre el te perdonara todo y asi lo olvidara. Woow q vida mas hermosa como hijos de Dios podemos tener, un padre q tiene un amor taan grande por ti y por mi!! Y en este tiempo, recuerda Jesus vino a este mundo para ti y para mi! no importa si es esta fecha o no, lo q importa es q recordemos siempre q el nacio y se hizo pobre por ti y por mi! Que tengas una navidad muuuy linda y llena de amor, felicidad y paz!! Que Dios te bendiga

    ResponderExcluir
  2. Tira o chapéu pra mim...eu li tudo isso aqui e ainda li em espanhol o que tua amiga escreveu...Você quase me fez chorar!!! Fiquei lendo e recordando do meu tempo de molecote quando acreditava na "mentira branca dos adultos e barbuda", só você mesmo Marlu. Mas, é verdade sabe que o amor de Deus vai se revelando aos passos de nossa vida, hoje eu também entendo algumas coisas que vivi em casa com meus avós e irmãos, e eu também quero que Jesus venha nacer em mim todo dia, valeu Marlu...adoro ler o que tu escreves.Me adiciona no teu facebook =( pô!

    ResponderExcluir
  3. Zuuuu, amiga que me completa! Amo teus comentários...como os meus "grandes e lógicos"...continue assim!
    Well...tudo bem, vc merece mesmo que eu tire o chapéu...olha até leu em espanhol eheheheheh, é verdade amigo o Natal lembra infância e família, adoro e vamos lá arrumar a nossa velha manjedoura pra Jesus nascer outra vez e mais outra vez e mais e mais e sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oláááá minha queridaaaaa !!!
    Estou muito feliz em te encontrar por aki !!!! : ). Seus textos falam muito daquilo que tratamos na última vez em que nos encontramos ( o encontro de mac com Deus ,"in the sahck", lembra? ) , há uns bons meses atrás ... Deus te abençôe , te guarde e te proteja em nome de Jesus !!!
    Saudades e abraços
    Ciléia e Aldenor

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Ciléiiiaaa oi Aldenoooor, amo vcs sempre e claro que sim, claro que lembro, tenho certeza absoluta que em tudo Deus tem um plano maravilhoso para encaixar nossas vidas onde e como Ele deseja, sou muito grata a Deus por vocè nesse tempo na minha vida...Muito provavelmente precisamos nos colocar no lugar de Mac e irmos até a Cabana que Deus quer nos encontrar e pra mim isso é extremamente lógico. Saudades também amo todos vcs ai...guardados no meu s2.

    ResponderExcluir