quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Depô sobre um pouquinho da Suíça


Esses tempo que tenho passado aqui na Suíça tenho tirado muitas fotos, curtido muitos lugares, conhecido muuuiiitas pessoas, novas amizades e tudo o que eu amooo - Pessoas! Então, é claro, depois de um tempo e principalmente depois de já ter vindo outra vez aqui, já olho com olhos diferentes, não apenas de uma espectadora - turista, mas de uma participante das situações que acontecem por aqui. Vejo por exemplo como as pessoas se comportam e como se comportam os que são os estrangeiros por aqui - observo quieta. Vejo a luta que foi de alguns suíços contra as minaretas (levantar aquelas pequenas torres mulçumanas pela Suíça) - Eles conseguiram evitar...Sim, que bom! Eu penso igual a eles nisso também.

Vejo a correria do povo, é o sistema te ensina a não atrasar nos teus compromissos, nunca. É impossível, existem relógios em todos os lugares e qualquer condução muita raramente atrasa.

Observo também aqui algo assim que me deixa um pouquito triste e ao mesmo tempo surpresa e feliz - eles amadurecem muito rápido, desde cedo, ainda pequenos com dois ou três anos já aprendem que tem que ir a escola sozinhos, andar sozinho e se arrumar sozinho, é normal aqui e assim quando eles atingem a adolescência estão parecendo jovens adultos do meu país. Sim, mas nessa onda toda, observei algo - são crianças criadas assim "Vai te vira" e muitos deles aos 18 anos já tem seu próprio carro, casa e uma vida meramente organizada, tirando pelo fato de que vi muitos e não poucos adolescentes aparentando de 11 a 15 anos fumando, bebendo e meramente doidos.

Então, como cristã que sou, além de observar percebi o que Deus estava me mostrando o que estava acontecendo nesse país de forma tão espiritual e tão normal, comentei com algumas pessoas que me confirmaram as mesmas coisas. Aqui muitos deles casam muito cedo, sim...afinal eles amadurecem muito cedo e ai vem os filhos e muitos pais nem sabem o que ou como fazer com os filhos e ai as crianças são literalmente "crianças na rua", não como os brasileiros que são "crianças de rua", não! Essas crianças têem casa, condições financeiras, pais ausentes, todo dinheiro necessário, um bom quarto e toda tecnologia ao alcance...Mas, o principal é que elas não têem amor em casa, não têem regras e nem limites.

Então de um país que um dia foi o berço da Revolução protestante, onde muitos daqui ainda tão jovens largaram tudo e foram rumo às Américas para divulgar o evangelho e declarar o amor de Jesus - Hoje é um país tao carente, não é a frieza, mas é o esquecimento - Eles esqueceram do primeiro amor. Ainda assim, o que eu vi é um Deus misericordioso e amoroso com a Suíça a ponto de permitir que aquele amor que foi plantado nos países latinos, agora viessem seus frutos e como pólen retornassem para cá e com muita vida.

Sabe a melhor parte disso, os filhos deles estãos sendo criados e sendo ensinado com regras e limites pelas mulheres latinas, de todos os países latinos há sempre uma mulher sendo ela católica, evangélica ou não, ao contrário de algumas mulheres suíças, elas procuram educar essas crianças de forma diferenciada e ainda que o tempo seja pouco pra uma baby-sitter ou secretária do lar , professora ou prestadora de serviços domésticos está marcando toda uma geração aqui e isso tem feito muita diferença.

Então, parabéns pra algumas amigas latinas sendo elas mães ou simplesmente trabalhadoras - o esforço de cada uma de vocês será recompesado pelo Papis do céu e oro a Deus pra que o sonho que Deus tem com esse país venha ser de reavivamento em cada casa e em cada lugar.
By Marluci

Nenhum comentário:

Postar um comentário